A Federação dos Filatelistas do Brasil – FEFIBRA, fundada em 13 de março de 2004 e regida por um estatuto funcional e objetivo, é uma sociedade de direito privado de caráter cultural, sem fins lucrativos, destinada a promover e integrar as atividades filatélicas no Brasil.

Podem se filiar à FEFIBRA pessoas físicas ou jurídicas atuantes em qualquer área da filatelia, as quais irão exercer suas atividades em todo território nacional.

Respeitada a autonomia dos membros filiados, a FEFIBRA, dentro de suas finalidades genéricas, terá os objetivos abaixo enumerados, mantendo a mais rigorosa neutralidade em assuntos políticos, filosóficos e religiosos:

I) Fomentar, regulamentar na área de sua competência e harmonizar toda a atividade filatélica desenvolvida no território nacional.

II) Promover a realização periódica de um conjunto de eventos filatélicos de caráter competitivo ou promocional, com a dimensão, a freqüência e o nível adequados aos interesses da filatelia brasileira e ao seu grau de desenvolvimento, tais como: cursos, seminários, exposições e atividades afins.

III) Estimular as pesquisas e os estudos filatélicos, além da difusão da filatelia.

IV) Coordenar e assegurar a representação global dos interesses comuns dos filatelistas e de suas entidades perante a Administração Postal e os organismos oficiais brasileiros.

V) Representar a filatelia brasileira perante as organizações filatélicas internacionais, visando a harmonia e o desenvolvimento filatélico em nível internacional.

VI) Editar e/ou patrocinar publicações filatélicas, visando a formação e a informação dos colecionadores.

VII) Atendendo às conveniências técnica e econômica, sem prejuízo de suas atribuições e responsabilidades, celebrar contratos e convênios com o intuito de assegurar o objetivo social da federação.