A venda milionária
do Pack strip


 
O leiloeiro americano de Nova York, Siegel Auction Galleries, Inc., informou que em 5 de junho de 2008 realizou, através de leilão público, a venda da coleção Islander de selos brasileiros.

O terno xifópago, também conhecido por Pack Strip, foi arrematado pelo preço recorde de US$ 1.900.000 (a esse valor foi acrescentada a parcela de 15% correspondente à comissão paga pelo comprador ao leiloeiro). O comprador solicitou para permanecer no anonimato.

O terno mencionado é constituído por três selos do tipo olho de boi, sendo dois no valor de 30 réis ligados a um selo de 60 réis.

De acordo com o dicionário Aurélio, XIFÓPAGO significa:

1 - Aquele que tem o corpo ligado ao do irmão.

2 - Cada uma de duas pessoas muito próximas, tidas como inseparáveis.

3 - Diz-se de pessoa muito ligada a outra, por afinidades, semelhanças e/ou temperamento.

O terno de selos olhos de boi permaneceu por certo tempo na coleção de um filatelista de Chicago, EUA, chamado Charles Lathrop Pack, quando, então, essa tira vertical de selos tornou-se famosa. Por esse motivo ficou conhecida com a tira do Pack. Em inglês ela é denominada de Pack Strip.


FONTES DE CONSULTA:

a) 'A Filatelia Brasileira', ano V, No. 9, julho de 2008, página 10. Revista publicada pela  FEFIBRA. Para conhecer todas as publicações, clicar em 
A NOSSA REVISTA.

b) 'O terno xifópago - o Pack strip. Gemas da filatelia brasileira'. Artigo publicado orinariamente no site de Paulo R. Comelli. Para conhecer essa matéria na íntegra, clicar em
 COMELLI.

c) Para ver a imagem em alta resolução do 'Pack strip', clicar em
 OLHO DE BOI.

d) Veja uma Crônica Filatélica relacionada com o 'Pack strip', clicando em UM PEDAÇO DE PAPEL.

e) Para conhecer a descrição feita no catálogo da Siegel Auctions Galleries (5 de junho de 2008), clicar em
 LEILÃO.