IGNÁCIO A. ORTIZ-BELLO
(1940 - 2010)



            


Em 20 de março de 1940, Dom Ignácio nasceu no pequeno povoado de Jaruco, província de Havana, na ilha de Cuba.

Em 1962 foi para os Estados Unidos, onde trabalhou na biblioteca da Universidade de Harward. Em 1967 radicou-se em Miami, de onde viajava para países próximos como vendedor de livros.

Durante 22 anos foi responsável por uma seção chamada FILATELIA, publicada na edição internacional da revista Mecânica Popular, da Editora América, a qual era distribuída em todos países de língua hispânica. Isto ocorreu desde agosto de 1976 até maio de 1998. A seção parou de ser  editada devido à troca de proprietários da editora. Para conhecer todos os artigos publicados, clicar em
FILATELIA
.

Foi, principalmente, através da revista Mecânica Popular que Ortiz-Bello desenvolveu um trabalho fantástico na divulgação da filatelia e na união dos colecionadores de países hispano-americanos. Em determinados meses chegava a receber mais de 1.000 cartas. Todas eram respondidas na seção da revista, mesmo que com duas ou três linhas.

Por muitos anos Dom Ignácio foi proprietário de uma loja de Filatelia e Numismática em Miami, na SW 8 Street, Nº 1421.Era o ponto de encontro de todos filatelistas e leitores que passavam por Miami, vindos de distintos países.

Tinha um hábito muito interessante. De todos visitantes que recebia, costumava tirar fotos e colocá-las nas paredes de sua loja. Em determinado momento não havia mais espaço para novas  fotos.

Foi criador e administrador, enquanto vivo, do 'Fórum Internacional de Filatelia Ignácio A. Ortiz-Bello'. Esse fórum edita uma revista eletrônica de filatelia muito interessante. Para mais detalhes, clicar em
FÓRUM.

Dom Ignácio faleceu em Miami, em 20 de março de 2010, exatamente no dia em que completaria 70 anos de idade.