SELOS PERSONALIZADOS SEM VINHETA





Os Correios dos EstadosUnidos, mais conhecidos pela sigla USPS (United States Postal Service), recentemente credenciaram uma empresa chamada ZAZZLE para fazer o design e emitir selos postais de acordo com o projeto enviado pelos usuários.

Tais selos são do tipo auto-adesivo e seu uso é geral, tanto internamente como para o exterior, de forma idêntica aos selos postais normalmente emitidos pelos Correios americanos. Mais informações podem ser obtidas no website da empresa mencionada. Basta clicar em  ZAZZLE.

No web site do USPS, na página THE POSTAL STORE, também existem informações a respeito dos selos personalizados sem vinheta.


Nos Estados Unidos existe um grupo de estudos, ligado à Associação Americana de Filatelia Temática, chamado MSU (Mathematical Study Unit). O MSU requisitou à Zazzle para emitir dois selos com designs relacionados à Matemática: um de 44 cents e outro de 61 cents. Este último aparece na ilustração acima. Para mais detalhes, clicar em PERSONALIZADO 1.


Na Europa os selos persolizados já existem. Os Correios da França (La Poste) já adotam tais selos, com a difereça de que colocam a data de validade. Exemplo: valable jusqu'au 04 06 2009 (válido até 4/6/2009).


Mais dois exemplos estão em PERSONALIZADO 2
e PERSONALIZADO 3.

Para mais detalhes sobre os selos personalizados dos Correios da França, clicar em LA POSTE
.

Também em Portugal os selos personalizados sem vinheta estão se tornando cada vez mais populares. Para mais detalhes clicar em CTT
.

Restam, então, quatro dúvidas para serem esclarecidas:

a) E os colecionadores, como ficam diante destas novas invenções?

b) E os editores de catálogos, como Scott, Stanley Gibbons, Yvert, etc? Irão eles incluir todos esses selos perzonalizados sem vinhetas em suas publicações?

c) E a FIP, como se posiciona? As coleções que mostrarem este tipo de selo serão penalizadas em exposições nacionais e internacionais?

d) E os 'falsificadores', já estão sabendo desta nova modalidade?