WANDERLEY DE PAULA MEDEIROS
(1935 - 2010)


        

Nasceu em Santa Rita do Jacutinga, MG. Formou-se em Odontologia, exercendo sua profissão em Minas Gerais durante cerca de dez anos. Fez carreira no Exército Brasileiro, tendo alcançado o posto de Coronel em 1966.

Certa vez recebeu, como pagamento de uma dívida, um álbum com selos de vários países, entre eles Suécia, Egito e México. Foi a partir daí que tornou-se um colecionador fiel e tomou gosto pela Filatelia. Tinha prazer em montar pequenas coleções temáticas com o intuito de despertar, nos jovens, o interesse pelo colecionismo.

Como expositor, o Cel. Wanderley participava com a coleção 'Brasil mil réis', em quadras, com uma história postal muito boa. Também foi premiado com sua coleção clássica 'Chile Regulares'.

Em certa época foi chamado de 'Filatelista Provisório', pois iniciava muitas coleções e não as concluía. Infelizmente nunca conseguiu terminar a montagem de duas coleções temáticas: 'Orquídeas' e 'Borboletas'.

Cel. Wanderley fez parte de vários clubes e associações (ABRAFITE, AMIFITE, SPP, Câmara Brasileira de Filatelia, etc.). Foi Presidente da Associação Filatélica e Numismática de Santa Catarina (AFSC) durante vários mandatos. Esteve na cidade do Rio de Janeiro, quando da fundação da FEBRAF, representando a AFSC. A partir de 1978 passou a integrar o quadro de Jurados Nacionais da FEBRAF, nas classes de Filatelia Temática e Filatelia Juvenil.

Escreveu vários artigos sobre filatelia para jornais de Santa Catarina. Foi redator e reativador do Boletim Santa Catarina Filatélica, da AFSC.

Por motivos de saúde, a partir de 1991 foi obrigado a afastar-se de suas atividades. Importante figura na Filatelia Catarinense, Cel. Wanderley faleceu em 5 de novembro de 2010, na cidade de Florianópolis, SC.