ROSA MARIA BICALHO






ROSA MARIA é natural de Belo Horizonte, MG (18-11-1941), onde realizou seus estudos iniciais. É graduada em Pedagogia e Direito. Possui especialização em Orientação Educacional, Supervisão Escolar, Didática e Psicologia da Educação. Também é pós-graduada em Administração Tributária e Desenvolvimento em Cooperativas.

Atualmente Rosa Maria é Auditora Fiscal da Receita Federal. Exerce o cargo de Presidente da CREDIFISCO - Cooperativa de Crédito Mútuo dos Auditores Fiscais da Receita Federal e demais servidores do Ministério da Fazenda em MG.

Rosa começou a se interessar pela Filatelia na adolescência: prestando atenção nos selos que porteavam as cartas, recortando envelopes, mostrando seu material para outras crianças interessadas. Também comprava selos novos na Agência Filatélica dos Correios de Belo Horizonte.

Em uma idade mais adulta, participou de cursos sobre Filatelia oferecidos pela ECT. Também conheceu catálogos, álbuns, etc. Teve contato com colecionadores avançados, passou a frequentar lojas de Filatelia, etc.  Tornando-se sócia de um clube filatélico foi o marco inicial para uma grande transformação em sua vida de colecionadora: deixou de ser uma 'ajuntadora de selos' e passou a ser uma 'filatelista'.


Sua principal coleção, SELOS FISCAIS DO IMPÉRIO DO BRASIL: 1869 - 1889, é constituída apenas por documentos contendo selos fiscais da época do Império no Brasil, no período mencionado. Ela foi exposta, pela primeira vez, na LUBRAPEX-95, em São Paulo, SP, e recebeu medalha de vermeil grande com felicitações do juri. Na ESPAÑA-2000, essa mesma coleção recebeu medalha de ouro grande.

A coleção mencionada também ganhou inúmeros prêmios em outras exposições internacionais, participando com o título: REVENUE STAMPS OF THE BRAZILIAN EMPIRE: 1869 - 1889.

Além de expositora premiada internacionalmente, Rosa Maria Bicalho atuou como jurada em várias exposições nacionais, nas classes de Filatelia Temática e Filatelia Juvenil: 1994 em São João Del Rei, MG; 1997 em Goiânia, GO; 2000 no Rio de Janeiro, RJ; etc.


Desde 1990 Rosa Maria vem exercendo atividades didáticas junto com o público infanto-juvenil, organizando e participando de Oficinas Filatélicas em exposições locais, regionais e nacionais. Rosa sempre acreditou que boa parte do investimento da Filatelia deve ser na formação das crianças e dos jovens. As Oficinas Filatélicas são constituídas de atividades práticas que ensinam a separar, classificar e tratar os selos, bem como planejar a primeira coleção.