PAULO RODOLPHO COMELLI
(1943 - 2011)


              


Natural da cidade do Rio de Janeiro (RJ), Paulo Comelli nasceu em 23 de março de 1943. Casado com a Sra. Jane  Vargas Neto Comelli, teve quatro filhas: Flávia, Carla, Cláudia e Cíntia. Realizou seus primeiros estudos (curso Primário) na cidade natal. Em Belo Horizonte (MG)  deu continuidade e formou-se em Ciências Econômicas (1965) pela Universidade Federal de Minas Gerais. Foi Diretor Comercial / Administrativo de várias empresas. Ultimamente era investidor no Mercado Imobiliário e na Bolsa de Valores.

Iniciou-se na filatelia com 15 anos de idade, por incentivo de seu pai que também era colecionador. Especializou-se em selos clássicos e História Postal do Brasil. Comelli costumava dizer: 'A Filatelia é uma ciência auxiliar da História. Ela ajuda a criar a consciência da cidadania nas crianças e nos adolescentes, através dos aspéctos históricos / geográficos e do culto à tradição que encerra. A Filatelia deveria ser  matéria obrigatória nos currículos escolares'.

Paulo Comelli foi um dos mais premiados exibidores brasileiros. Suas coleções receberam um total de  19 medalhas (7 de Ouro e 12 de Ouro Grande), tanto em exposições nacionais como internacionais.

A coleção do império do Brasil, 'Dom Pedro II (1866 - 1878) - American Bank Note',  foi premiada com um total de 15 medalhas (7 de Ouro de 8 de Ouro Grande), além de 6 grandes prêmios / prêmios especiais, entre 1985 (BRAPEX - Belo Horizonte, Brasil) e 1996 (CAPEX - Toronto, Canadá). Uma relação completa dos prêmios está em seu website. Para acessá-la, basta clicar em MEDALHAS
.

A coleção 'Brazilian Mail to Foreign Destinations - From Correio Mor to UPU'  foi premiada com 4 medalhas de Ouro Grande, nas seguintes exposições:

- STAMPSHOW 2002, Atlantic City, USA (grande prêmio).
- ESPAÑA 2006, Málaga, Espanha.
- EFIRO 2008 - Bucarest, Romênia.
- INDIPEX 2011 - New Delhi, Índia (grande prêmio FIP).

Além de um emérito colecionardor / exibidor, Paulo Comelli também foi um grande pesquisador, tendo escrito centenas de artigos sobre filatelia tradicional brasileira, história postal, falsificações do período clássico, etc. Esses artigos foram publicados tanto em revistas nacionais como do exterior. Na revista A Filatelia Brasileira, da FEFIBRA,  também publicou vários estudos sobre falsificações. De sua coleção sobre Dom Pedro II nasceu um livro com 638 páginas, o qual pode ser visto na íntegra em seu web site. Basta clicar em LIVRO
. Nos últimos dois anos vinha trabalhando na elaboração de outro livro, 'Carimbos do Império no Rio Grande do Sul'.

'Roll of Distinguished Philatelists (RDP)'
é um prêmio instituído em 1921 pelo Congresso Filatélico da Grã Bretanha. Para mais detalhes clicar em PRÊMIO
. Em 24 de novembro de 2007, Paulo Comelli teve seu nome incluído no RDP. Para conhecer mais detalhes sobre a cerimônia realizada em Londres, na Inglaterra, clicar em RDP.

Na Filatelia, tanto nacional como mundial, Comelli exerceu vários cargos importantes:

a) Editor da revista Mosaico, da Câmara Brasileira de Filatelia (CBF) - de 1990 a 2003.
b) Presidente da CBF -de 1990 a 2003.
c) Vice-Presidente da Federação Brasileira de Filatelia (FEBRAF) - de 1997 a 2001.
d) Vice-Presidente da Federação Inter Ameriacana de Filatelia (FIAF) - de 1998 a 2001.
e) Diretor da Associação Internacional de Experts Filatélicos (AIEP) - de 2006 a 2009.
f) Diretor da Federação Internacional de Filatelia (FIP) - de 2009 a 2012 (cargo não concluído).

Foi membro das seguintes entidades filatélicas: CBF, AIEP, APS (Americam Philatelica, Society), RPSL (Royal Philatelic Society, London), CFP (Centro Filatélico del Paraguay), CCNY (The Collectors Club of New York). Também foi sócio-fundador da FEFIBRA (Federação dos Filatelistas do Brasil).

PAULO RODOLPHO COMELLI faleceu na noite de 9 de maio de 2011, com 68 anos de idade.Em junho de 2011, os Correios da Espanha emitiram um selo personalizado em sua homenagem (clicar em:  SELO
). A revista Inglesa STAMP MAGAZINE, na edição de Julho de 2011, publicou uma nota em sua homenagem (clicar em: STAMP).

WIKIPEDIA, a enciclopédia universal na Internet, traz um resumo sobre a vida de PAULO COMELLI. Para ter acesso à essa matéria, clicar em WIKIPEDIA.

Um ano sem PAULO COMELLI (9 de maio de 2012)