EMISSÕES NOCIVAS



MORDOVIA 1999
Valor facial = 5.00 (?)
Emissão ilegal


Todos filatelistas deven estar sempre atentos às falsificações, emissões abusivas,  emissões ilegais, etc. Coleções que participam de exposições (nacionais, internacionais ou mundiais), e possuem algum tipo desse  material, são desclassificadas sumariamente.

A UPU (União Postal Universal) disponibiliza, para download em seu website, documentos didáticos que orientam as Administrações Postais dos países membros sobre 'A falsificação de selos postais e as maneiras de combate-la' . Para ter acesso a tal documentação (textos em Inglês),  clicar em PHILATELY WORKSHOPS.

De igual importância são as 'circulares' emitidas pela UPU.  Algumas delas possuem informações importantes  sobre 'emissões nocivas'. Para ter acesso  a uma relação completa, clicar em CIRCULARS.


Os sites de leilões virtuais estão repletos de selos condenados pela UPU. Portanto, precisamos tomar muito cuidado na hora de fazer compras de selos pela Internet. Para mais detalhes ver o item DESCOBRINDO EMISSÕES NOCIVAS.

Neste espaço é apresentada uma relação das emissões condenadas pela UPU, sempre com o intuito de orientar os filatelistas sobre o risco dessas emissões.  Periodicamente tal lista será atualizada e ampliada. Clicar em cada um dos itens que seguem para obter informações complementares.


A) Sistema de numeração mundial WNS.

B) Selos da Federação Russa
.

C) Descobrindo emissões nocivas.


D) República de Altay - emissões ilegais
.

E) República da Kalmykia - emissões ilegais
.

F) República da Mordóvia - emissões ilegais
.

G) Malawi - emissões ilegais
.

H) Azerbaijão - emissões ilegais
.