O primeiro homem
que pisou na Lua





NEIL ARMSTRONG nasceu em Wapakoneta (Ohio), nos Estados Unidos, em 5 de agosto de 1930. Faleceu com 82 anos de idade, em 25 de agosto de 2012, em Ohio, vítima de problemas no coração.

No início de 1967 Armstrong entrou para o projeto Apollo, cujo objetivo era levar uma nave espacial tripulada para a Lua.

Em 16 de julho de 1969 ocorreu o lançamento da nave Apollo 11, impulsionada por um gigantesco foguete do tipo Saturno 5.

Armstrong foi escolhido como comandante da missão e o primeiro homem a pisar na Lua. Edwin Aldrin foi nomeado como piloto do módulo lunar (cognominado de 'Eagle'), enquanto que Michael Collins foi o piloto do módulo de comando, que ficou em órbita ao redor da Lua.

O pouso do Eagle na superfície da Lua ocorreu em 20 de julho de 1969. Ele foi presenciado por mais de 500 milhões de pessoas em todo o mundo, através de imagens de TV em preto e branco, transmitidas via satélite.

Ao pisar pela primeira vez no solo da Lua, uma das frases de Armstrong, que ficou famosa, foi: 'That's one small step for a man, one giant leap for mankind'. A tradução é; 'Esse é um salto pequeno  para um homem, um pulo gigante para a humanidade'.

Armstrong e Aldrin permaneceram cerca de duas horas e meia na superfície lunar, coletando amostras do solo, fazendo experiências diversas e tirando fotografias do local.

Das cinco bandeiras dos EUA, fincadas no solo da Lua por Armstrong e Aldrin, quatro delas lá permanecem, após mais de quarenta e três anos. A quinta foi derrubada pelos gases expelidos pelo Eagle, durante a decolagem para retorno ao módulo de comando.

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - 

Em termos de Filatelia, o assunto aqui descrito ('Moon Landing') pode perfeitamente ser desenvolvido em uma coleção temática. Para mais detalhes, clicar em: O primeiro homem na Lua.

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Para informações adicionais sobre o tema, clicar em: VÍDEO ou BIOGRAFIA.

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -