SOFTWARE MEDE
PICOTAGEM DE SELOS




Os dias dos ODONTÔMETROS já estão contados. Esses acessórios, impressos em papel cartão, em metal ou em plástico transparente, que durante várias décadas auxiliaram os filatelistas na obtenção dos valores da picotagem (denteação ou perfuração) dos selos, já podem ser descartados.

Mesmo os tipos mais modernos, de preços elevados e conhecidos por odontômetros eletrônicos,  também já podem ser aposentados
.

As modernas tecnologias da Informática permitiram o desenvolvimento de um software que faz
as medições mencionadas com grande precisão, de um modo bastante fácil e por um preço bem acessível.


A empresa Canadense
SoftPro 2010
desenvolveu um programa para computadores pessoais (ou PCs) que faz as medições da denteação de qualquer selo. O software chama-se EzPerf e custa US$ 39,99 (mais despesas postais). Também pode ser baixado no website da empresa, que possí inúmeros aplicativos úteis para colecionadores de selos.

Para que o usuários possam se adptar ao programa, antes da sua compra, é disponibilizado um
DEMO
(por 30 dias ou 100 utilizações) que também pode ser baixa no seu website.

Uma resenha desse programa (EzPerf) foi publicada na revista americana
LINN's Stamp News
, edição de 3/dez/2012. Quem baixar o DEMO automaticamente terá acesso ao Manual do Usuário com 73 páginas, cuja leitura é recomendada para conhecer todas as características do software.

A FEFIBRA baixou o DEMO e realizou alguns testes, medidndo a picotagem do selo lançado em 21/jan/2011 em homenagem ao Padre Roberto Landell de Moura. Pelo Edital (Detalhes Técnicos), a perfuraçao é de 11,5 X 12. Esse foi exatamente o valor medido e mostrado na tela do EzPerf.

Convém mencionar que existem algumas
dicas importantes
para a utilização do software EzPerf.