MOFILIS - 2013
Mostra Filatélica do Lis




a) LOCAL - Teatro José Lúcio da Silva, município de Leiria, centro-oeste de Portugal.

b) PERÍODO - 12 de julho a 31 de agosto de 2013.

c) HORÁRIO
- das 18:00 às 22:00 horas. Das 18:00 às 24:00 horas em dias de espetáculos.

d) EXPOSITOR - Adelino Caravela
, filatelista Português.

e) COLEÇÕES EXPOSTAS
(total de 15 quadros):

1 - Classe Aberta - PORTUGAL SOB A ÚLTIMA BANDEIRA DA MONARQUIA -  coleção de 11 quadros mostrando peças relacionadas com os principais acontecimentos no país, entre 1830 e 1910.

2 - História Postal
- 200 ANOS DO CORREIO EM LEIRIA - em 3 quadros, a coleção é desenvolvida cronologicamente e trata  da evolução no tratamento das correspondências em Portugal, especificamente na cidade de Leiria.

3 - Filatelia Temática
- A CARAVELA PORTUGUESA - coleção de 1 quadro que mostra, através de selos e outras peças filatélicas, um estudo sobre o aparecimento, a utilização  e a evolução desse tipo de embarcação em Portugal.

f) Nota importante -
A coleção da classe aberta,
PORTUGAL SOB A ÚLTIMA BANDEIRA DA MONARQUIA, apresenta, além de documentos com assinaturas de pessoas ilustres e de monarcas portugueses, um documento assinado pelo Imperador do Brasil, D. Pedro II.  

g) A respeito do Expositor - Clicar em ENTREVISTA.

h) Cenas da inauguração:

- FOTO # 1 - Pormenor da coleção PORTUGAL SOB A ÚLTIMA BANDEIRA DA MONARQUIA.

- FOTO # 2 - Ao fundo, parte da coleção PORTUGAL SOB A ÚLTIMA BANDEIRA DA MONARQUIA. E/D: Alberto Areal (filatelista da Marinha Grande, Açores), Luís Fernandes (filatelista de Caldas da Rainha), Vereador da Cultura da Câmara Municipal de Leiria, Adelino Cravela (expositor).

- FOTO # 3 - Pormenor da coleção PORTUGAL SOB A ÚLTIMA BANDEIRA DA MONARQUIA. Na folha central parte superior do quadro, é visível um documento de 1775, assinado pelo Marquês de Pombal.

- FOTO # 4  - Público presente à MOFILIS-2013. Ao fundo, parte da coleção de Classe Aberta, PORTUGAL SOB A ÚLTIMA BANDEIRA DA MONARQUIA.