JENNY INVERTIDO
Relançamento


 
              JENNY não invertido (1918)              JENNY invertido (1918)

O selo conhecido por JENNY INVERTIDO (de 24 cents) é uma das maiores raridades na filatelia Americana. Originou-se de uma emissão realizada em 1918.


JENNY invertido (2013)

Após 95 anos, o Serviço Postal dos Estados Unidos (USPS - United States Postal Services) lança um BLOCO (Souvenir Sheet) com seis selos autoadesivos, tendo, cada um deles, o valor facial de US$ 2,00.

No lado esquerdo do bloco aparece a imagem do Museu Postal dos EUA (parte superior) e a foto do primeiro piloto do Correio Aéreo Americano, Heuben H. Fleet (parte inferior). No lado direito está o mapa da costa leste dos Estados Unidos, com a primeira rota do Correio Aéreo nesse país.

Em 18 de janeiro de 2013, o USPS emitiu um comunicado para a imprensa a respeito desse lançamento. Para conhecê-lo na íntegra, clicar em PRESS RELEASE.

O lançamento ocorrerá em 22 de setembro de 2013, e será constituído por vários itens filatélicos. Para conhecer todos eles, clicar em
JENNY INVERTIDO. Para ver como foi esse evento, clicar em INVERTED JENNY.

O filatelista e pesquisador Reinaldo Jacob (de São Paulo, SP) escreveu um artigo bem detalhado a respeito da história do JENNY INVERTIDO. A matéria foi publicada no jornal FILACAP (Nº178, Agosto de 2013) e é reproduzida aqui com as devidas autorizações do autor e do editor. Para conhecer esse trabalho na íntegra, clicar em JENNY INVERTIDO.

No site da Sociedade Filatélica Americana (APS - American Philatelic Society) está disponível um trabalho (em Inglês) com muitos fatos e lendas interessantes. Seu título é: JENNY - The legendary upside-down airplane stamp. Para ter acesso ao mesmo, clicar em INVERTED JENNY.

No site da FEFIBRA existem mais informações sobre este assunto. Para ter acesso, na íntegra, a todo esse material,  clicar em: A HISTÓRIA DO JENNY INVERTIDO.