Exposição Interamericana de Filatelia 2009
Bogotá, Colômbia




O primeiro selo postal da Colômbia foi emitido no dia 1º de setembro de 1859. Para comemorar o sesquicentenário (150 anos) desse evento, o Clube Filatélico de Bogotá organizou uma Exposição Interamericana (de 28 de agosto a 6 de setembro)  nos salões da Biblioteca Luis Angel Arango.

Com o patrocínio da Federação Filatélica Colombiana (FEFILCO), a exposição teve o apoio do Ministério de Tecnologias da Informação e das Comunicações da República da Colômbia, bem como da FIAF (Federação Interamericana de Filatelia).

Nesse evento foram expostas coleções dos seguintes países: Brasil, Colômbia, Equador, Espanha, Estados Unidos e Paraguai. Essas participações abrangeram as classes de Filatelia Temática, História Postal, Aerofilatelia, Filatelia Fiscal, Inteiros Postais, 1 Quadro e Literatura Filatélica, totalizando 275 quadros. Como regras de julgamento foram utilizados os regulamentos da FIP (Federação Internacional de Filatelia).

O Comissário para o Brasil foi o Sr. José Francisco de Paula Sobrinho (atual Presidente da FEFIBRA), que também atuou como jurado na classe de História Postal.

Quatro foram as coleções brasileiras que participaram do certame e obtiveram as seguintes premiações:

- Frederico Mendes De Moraes - The Condor Syndicate Ltd. Collection - 93 pontos (medalha de ouro + prêmio especial).

- Rubem Porto Jr - Province of Rio de Janeiro. Postal Services on the Brazil – Empire - 92 pontos (medalha de ouro + prêmio especial).

- Walter G. Taveira - Historia Postal do Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte. - 88 pontos (medalha de vermeil grande).

- Walter G. Taveira - Numerals of the Brazil Empire - 92 pontos (medalha de ouro + prêmio especial).

Veja mais detalhes do evento clicando nos itens que seguem.

A) Palmares: país, expositor, título, classe, medalha, pontuação.

B) Painéis com as coleções montadas.

C) Discurso de inauguração.

D) Autoridades presentes na inauguração.

E) Coquetel de inauguração

F) Autoridades presentes na exposição.

G) Uma das coleções expostas.

H) Público observando as coleções.

I) Palestra.

J) Jantar de Palmares.

K) Entrega dos prêmios.