VIDEO STAMP





Os Correios da Austrália lançaram, a título de experiência, entre 11 de novembro e 24 de dezembro de 2013, o chamada VIDEO STAMP.

Não se trata de um selo postal propriamente dito, com valor de franquia. VIDEO STAMP é uma etiqueta autocolante que possui impresso um código QR (Quick Response) e que o remetente cola em qualquer correspondência expressa (doméstica ou internacional). Ela é obtida gratuitamente no ato da postagem. Três milhões de etiquetas foram produzidas para o mencionado período de testes.

Quando o destinatário receber a correspondência, ele deve apontar um 'smartphone' ou um 'tablete' para a etiqueta com código QR. Em seguida o dispositivo irá acessar um site na Internet, onde o destinatário poderá assistir a um pequeno vídeo (15 segundos) com uma mensagem gravada pelo remetente.

Os Correios da Austrália explicam os 4 passos para enviar e receber as etiquetas de vídeo:

1º - Colar a etiqueta sobre a correspondência (carta ou pacote).
2º - Enviar a correspondência pela agência de Correio ou colocá-la em uma caixa de Correio Expresso.
3º - O remetente deve entrar em um site na Internet e gravar a mensagem de vídeo. O prazo máximo para fazer a gravação é de 12 horas a partir do instante da postagem.
4º - O destinatário escaneia a etiqueta com o código QR (via 'smatphone' ou 'tablete') e assiste ao vídeo de 15 segundos com a mensagem do remetente.

Para saber mais sobre esta nova tecnologia postal, clicar em: