A4 ou A3?
Eis a grande questão



 


INTRODUÇÃO

As tecnologias da Informática, sobretudo nas duas últimas décadas, tem ajudado bastante os filatelistas no que se refere à diagramação das folhas das coleções a serem exibidas em exposições competitivas.

No passado, um grande martírio na diagramação dessas folhas era, por exemplo,  fazer e posicionar os textos explicativos, tanto o temático como o filatélico. Via de regra, utilizava-se uma máquina de datilografar nessa tarefa.

Atualmente, os computadores pessoais (desktop, notebook, etc.) possuem, entre outros aplicativos, o processador de textos 'Microsoft WORD', que nada mais é do que um programa que simula o funcionamento de uma máquina de escrever, porém com inúmeros recursos que facilitam e agilizam a elaboração de textos em geral.

OS FORMATOS DO PAPEL

Por um bom tempo as coleções expositivas adotaram, como padrão, o uso de folhas de papel com o formato A4, por ser compatível com as máquinas de escrever do passado. Mais recentemente alguns filatelistas começaram a utilizar folhas com o formato A3. A seguir estão as características de cada formato.

  

Uma folha A3 é exatamente o dobro da folha A4. Em outras palavras,  onde cabem duas A4 pode ser perfeitamente acomodada uma folha A3. Na tabela que segue estão as dimensões de cada formato, padronizadas pela norma ISO 216.




MONTAGEM DAS FOLHAS

Os quadros expositivos, via de regra, são projetados para acomodar 16 folhas A4, dispostas em quatro filas com quatro folhas cada uma: 4 x 4 = 16. Para ver um exemplo, clicar em QUADRO EXPOSITIVO A4.

Porém , esses mesmos quadros podem acomodar 8 folhas A3, dispostas em quatro filas com duas folhas cada uma: 4 x 2 = 8. Para ver um exemplo, clicar em QUADRO EXPOSITIVO A3.


  QUADROS COM FOLHAS A3 E A4

A adoção das folhas A3 nasceu da necessidade de se mostrarem peças filatélicas de tamanho grande (envelopes, folhas completas de selos, etc.), as quais não cabiam nas folhas A4. Elas podem conviver com as folhas A4, tanto em um mesmo quadro como em uma  mesma fila. Dois exemplos de filas são apresentados a seguir.






O primeiro exemplo é o de uma fila contendo duas folhas A4 e uma A3, na sequência: A3 -A4 -A4. No segundo temos as mesmas folhas, porém na sequência: A4 - A3 - A4.


  POSSÍVEIS COMBINAÇÕES A4 / A3

Na ilustração abaixo são mostradas todas as combinações possíveis (cinco no total) em uma fila de um quadro expositivo. São  inúmeras as possibilidades que o exibidor tem mãos para compor os quadros (ou faces expositivas) da sua coleção (quatro filas por quadro).





  TENDÊNCIA ATUAL

Durante a exposição BRASILIANA-2013 (Rio de Janeiro, RJ - 19 a 25 de novembro) notou-se uma tendência muito grande para o uso de folhas A3, a qual foi liderada por expositores da Europa e da Ásia.

Por exemplo, DAMIAN LAGE (da Alemanha) teve sua coleção 'FASCINATED IN FEATHERS - HOW BIRDS INSPIRE PEOPLE' (Filatelia Temática - Natureza - grupo 7A) premiada com medalha de ouro grande (97 pontos).

Esse expositor apresentou uma inovação bastante interessante: cada face expositiva (8 no total) era constituída por 12 folhas. Trata-se, portanto,  de uma configuração distinta da padrão, com 16 folhas por face expositiva, que vem sendo adotada por várias décadas.

Na ilustração que segue está um exemplo de um quadro expositivo com 12 folhas (4 + 3 + 3 + 2 = 12). Existem muitas outras possibilidades; tudo vai depender da criatividade do expositor.




  PRÓS E CONTRAS

Como foi visto, as folhas no formato A3 possuem exatamente o dobro do tamanho das folhas no formato A4. Portanto, folhas A3 e folhas A4  podem conviver em perfeita harmonia em uma face expositiva.

A grande vantagem do formato A3 é o espaço que se ganha, se comparado com o formato A4 (ver ilustração abaixo). Quando duas folhas A4 são usadas lado a lado, existe um espaço morto 'e' correspondente às margens das folhas e ao espaço que normalmente é deixado entre elas durante a montagem no quadro expositivo.



O espaço adicional facilitará o exibidor no posicionamento das peças na folha, no dimensionamento e no posicionamento dos textos, etc. Também, com mais espaço, será possível mostrar mais itens filatélicos. Para ter uma idéia de como fica uma folha depois de diagramada, clicar em FOLHA A3.

•• No que se refere à diagramação das folhas A3, o exibidor deverá possuir alguns conhecimentos adicionais no manuseio do 'Microsoft WORD'. Porém, aqueles que já dominam esse aplicativo, certamente não terão dificuldades para se adaptar à nova realidade.

Para imprimir folhas A3 será necessário utilizar os serviços de uma Fotocopiadora (empresas deste tipo existem aos milhares), uma vez que as impressoras domésticas (normalmente acopladas a um desktop ou notebook) não são compatíveis com o formato A3.

Como a folha A3 irá suportar um maior número de peças filatélicas, é importante usar um papel com gramatura não inferior a 180g/m2. Folha com gramatura inferior correrá o risco de se curvar durante a montagem no quadro expositivo, devido ao peso das peças maiores.

••Comissários Nacionais também devem se adaptar à nova tendência. Caixas com tamanho adequado são recomendadas no transporte das coleções com folhas A3, caso contrário elas correrão o risco de se danificar, sobretudo no transporte aéreo.

••Comissões Organizadoras de exposições internacionais e mundiais devem ficar atentas à coleções com folhas A3:
- - As caixas no 'Bin Room' devem ser compatíveis.
- - O mesmo deve ocorrer com os envelopes que os expositores recebem para acondicionar as coleções (BRASILIANA-2013, por exemplo, observou este item).
- - Os regulamentos individuais das exposições (ou IREX) devem ser atualizados para contemplar folhas A4 e A3.

Com respeito aos quadros expositivos, nenhuma alteração mecânica será necessária. Conforme já foi comentado, folhas A3 e A4 convivem perfeitamente em um mesmo quadro.


LEITURAS RECOMENDADAS

Clicar em cada um dos itens relacionados a seguir para ter acesso a informações complementares:

a) Quarta Geração de Coleções Temáticas - Ver página # 41.

b) Las primeras decisiones para armar una colección temática: el tamaño de la hoja - A4 o A3?

c) TC NEWS - FIP Thematic Commission - Nº 25/Apri 2013 - Ver página # 14.

d) The History of IBM - Exemplo de uma coleção na classe aberta (Open Class), de 4 quadros, que emprega apenas folhas A3.