Colecionando: Franquias Mecânicas,
Etiquetas ATM, etc.


Franquia mecânica. Temática: Publicações Técnicas. Padrão monetário:
' cruzado' (CZ$ 12,00). Fonte: Acervo da FEFIBRA.


♦♦♦ FRANQUIAS MECÂNICAS ou METER STAMPS / METER FRANKING (em Inglês) são as impressões feitas pelas máquinas de franquear correspondências, normalmente em vermelho, sobre envelopes ou etiquetas autoadesivas, nas agências dos Correios ou em empresas privadas sob a licença dos Correios.


Franquia TIPO 4, com padrão monetário em 'réis'
.
À direita do globo, número da máquina de franquear: M80.
Fonte: website DELCAMPE
(acesso em 13/10/2012).


♦♦♦ As FRANQUIAS MECÂNICAS e suas similares fazem parte de uma extensa área de colecionismo e estudos dentro da Filatelia. Em nosso país, a publicação de referência é o livro 'Classificação Básica das Franquias Mecânicas Brasileiras', de Mário Xavier Jr. Para conhece-lo com mais detalhes, clicar em: Edição ou Edição.





♦♦♦ Dentre as várias associações que se dedicam ao colecionismo de FRANQUIAS MECÂNICAS, a mais famosa e atuante é a METER STAMP SOCIETY dos Estados Unidos. Para acessar o seu website, clicar em MSS. Também existe um grupo Yahoo para a troca de informações nessa área: MSSQB.

♦♦♦ A MSS possui uma publicação trimestral chamada 'The Meter Stamp Society Quarterly Bulletin'.
No site da MSS está disponível um exemplar (Outono 2011), com 16 páginas,  para ser baixado gratuitamente. Para ter acesso a essa publicação, clicar em MSS.




♦♦♦ A publicação de referência em Inglês, para FRANQUIAS MECÂNICAS, é o catálogo publicado pela MSS, com 1.240 páginas: 'The International Postage Meter Stamps Catalog'. Para mais detalhes, clicar em MSS.



Flâmula da França: 1º/julho/1972. Temática: Telégrafos.
Fonte: Acervo da FEFIBRA.



♦♦♦ No Reino Unido existe a 'UK Meter Franking'. Para acessar o seu website, clicar em METER STAMP.

♦♦♦ Essa associação publica uma newsletter mensal, chamada 'Meter News'. Qualquer exemplar, desde o Nº1 (Novembro/2000) até o mais recente, Nº 163 (Maio/2014) pode ser baixado diretamente do website (menu no lado esquerdo da página inicial).





♦♦♦ Na Itália existe a AICAM: 'Associação Italiana de Colecionadores de FRANQUIAS MECÂNICAS'. O website correspondente pode ser acessado clicando-se em AFFRANCATURE MECCANICHE.



Etiqueta ATM lançada durante a BRASILIANA-1993.
Fonte: Acervo de Reinaldo Jacob.


♦♦♦ As Etiquetas ATM ou Selos ATM também despertam um grande interesse por parte dos colecionadores. Elas desempenham as mesmas funções dos selos postais no franqueamento de correspondências. Para conhecê-las melhor, clicar em ATM.


Etiqueta ATM - Ararajuba. Fonte: Acervo da FEFIBRA.


♦♦♦ ATEEME é um grupo Espanhol especializado no estudo e no colecionismo de 'selos de valor variável' (denominação dada às etiquetas ATM). O website desse grupo possui uma enorme quantidade de informações e está em Espanhol e Inglês. Para acessá-lo, clicar em ATEEME.

♦♦♦ VARIABLE é a a revista trimestral especializada em ATMs e selos de valor variável, publicada pela ATEEME. Para mais detalhes, clicar em VARIABLE.

♦♦♦
O grupo ATEEME também possui um outro website
especializado em etiquetas ATM e selos de valor variável. Para obter mais informações, clicar em ATM GALLERY.



Etiqueta ATM - Pomba branca. Fonte: Acervo da FEFIBRA.